top of page

EPI-NO

  • Foto do escritor: fisioterapiapelvic9
    fisioterapiapelvic9
  • 24 de ago. de 2020
  • 1 min de leitura

🎈Esse balão inflado é utilizado para simular a cabeça do bebê, promover o treinamento e melhorar a propriocepção dos músculos da vagina.


Alguns estudos relatam que o uso desse dispositivo está associado com uma menor taxa de episiotomia, menor risco de lacerações graves, menor taxa de parto instrumental e menor tempo de período expulsivo, resultando em uma maior incidência de períneos íntegros🤞🏼.

.

O dispositivo é introduzido na vagina vazio e inflado aos poucos conforme a tolerância da gestante. Estudos recentes já relatam que se o balão inflado chega ao final da gestação entre 7 e 8 cm de diâmetro, então provavelmente teremos um períneo íntegro no parto 🙌.

.

O treinamento é realizado em cada sessão com acompanhamento de um fisioterapeuta obstétrico e pode ser iniciado a partir de 30 semanas de gestação ou até antes se for a necessidade da gestante.

.

🎈O objetivo é promover estímulos proprioceptivos para a gestante e treinar algumas técnicas ao final da gravidez, como a de expulsão do balão pela vagina, simulando a fase de expulsão do parto normal.

.

🤰🏻Aqui, durante as sessões de fisioterapia, também utilizamos outras técnicas e estímulos especiais ✨para a mulher ter o parto mais positivo e saudável possível.

.

🎈Esse balão azul é chamado EPI-NO. Mas também existem outros dispositivos com o mesmo intuito.

.

👩🏻‍⚕Fisio. Obstétrica Tayse Watermann

.


 
 
 

Comentários


bottom of page